Sete características do comportamento vendedor

Vender é fundamental em toda e qualquer empresa. Nada acontece numa empresa, por melhor que sejam seus produtos e serviços, sem que primeiro haja uma venda. Tudo depende disso! Assim, o verdadeiro “patrão” não é o dono da empresa, mas o cliente.

Por esta razão, todas as empresas tem um departamento comercial e lá estão os vendedores. Há muitos preconceitos sobre esta profissão, mas o vendedor que ama o que faz e se esforça por fazer cada dia melhor o seu trabalho é, sem dúvida, um dos profissionais mais vibrantes, fascinantes e cativantes que se pode conhecer. Quer um exemplo? Sílvio Santos! Ele sempre foi um vendedor nato, esforçado e brilhante. Demais comentários são dispensáveis a respeito de suas realizações.

Ao longo do tempo, muitos outros nomes foram dados a esta figura, talvez como fruto do preconceito que pesa sobre esta profissão ou tentando dar um certo glamour a ela: consultor, representante comercial, gerente de contas. Seja lá qual for o título, o vendedor é aquele que faz a ponte entre alguém que precisa de algum produto ou serviço e a empresa que oferece este produto ou serviço.

Fizemos uma pesquisa nos principais blogs sobre vendas, livros e vídeos sobre o tema, buscando reunir as principais características do “comportamento vendedor” e chegamos a estas sete qualidades:

  1. Persistência e resiliência: Não desanima com um “não” e insiste para obter feedback e resultados. Mesmo nas dificuldades tem motivação própria para continuar e transformar “um limão em limonada”. Recebe, aceita, agradece e segue em frente.

2. Busca de metas e foco nos resultados: Trabalha sempre com foco em resultados mensuráveis em qualidade, quantidade e tempo. Tem um desejo obstinado e inadiável por alcançar um objetivo e não sossega enquanto não atinge a meta.

3. Comunicação persuasiva: Sabe se comunicar com simpatia. Tem sempre um sorriso no rosto e boa aparência, vestindo-se adequadamente. Prepara uma abordagem persuasiva de acordo com o produto/serviço que vende. Para isso tem profundo conhecimento daquilo que vende. Tem argumentos e respostas para negativas e dúvidas.

4. Entusiasmo, paixão, carisma, energia: Tem “brilho nos olhos”, gosta do que faz, expressa alegria por fazer a venda. Demonstra paixão pelo produto e pela marca. Demonstra sempre animação e otimismo contagiantes. Jamais reclama ou demonstra desanimo, por pior que seja a situação. É sempre otimista sem tirar os pés do chão.

5. Sensibilidade e empatia com as pessoas: Sabe ler o ser humano. Procura demonstrar sensibilidade às necessidades do cliente, tornando-se seu parceiro e amigo. Procura ajudá-lo independente da venda imediata. É empático e faz questão de guardar detalhes como nomes, família, eventos, etc ligados à pessoa. É genuíno no seu interesse pelos outros, sem fingimentos ou bajulação.

6. Planejamento e estratégia: Faz a lição de casa: conhece profundamente o produto/serviço que vende do ponto de vista técnico e prático. Está preparado para negociar condições de pagamento. Estuda e conhece os pontos fortes e fracos da concorrência. Estuda seus clientes à medida do possível para conhecer suas necessidades, produtos, hábitos e valores. Estabelece uma estratégia apropriada para cada um.

7. Habilidade em negociação: Desenvolve técnicas de negociação e procura ser um intermediário entre os interesses de sua empresa, seus próprios interesses e as necessidades e interesses do cliente. Para isso, estuda de forma sistemática as técnicas de negociação e procura colocá-las em prática no seu dia-a-dia.

Uma dica final: observe que estas sete características não se aplicam apenas aos profissionais de vendas; elas servem para qualquer pessoa que quer ter sucesso em sua carreira, seja ela qual for! Por isso chamamos estas sete habilidades de “características do comportamento vendedor”.

Quer dar sua contribuição? Falou alguma coisa? Por favor, acrescente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *