Vendas remotas em tempos de pandemia

home office

Boa parte dos vendedores e gestores de vendas estão precisando se adaptar quanto ao trabalho sem o contato direto com os clientes ou colegas em razão do isolamento social gerado pela pandemia.

O cenário demanda uma boa disciplina pessoal para o trabalho remoto e em home office e, para os supervisores de vendas, um excelente jogo de cintura para motivar e ajudar seu time sem parecer chato ou ausente.

Mesmo para quem já tinha o hábito do home office, uma das qualidades fundamentais para garantir produtividade e resultados é a disciplina. Em casa temos grandes fontes de distrações e desvios de foco, interrupções de filhos ou esposa/o, etc.

Como manter a disciplina em home ofiice

Vamos então a algumas dicas de ouro para não perder o foco trabalhando em casa e conseguir ter produtividade necessária para atingir as metas.

1. Ter horários fixos para o trabalho e o lazer

Não é porque está em casa que você pode prescindir do relógio. Estabeleça um horário fixo para começar o trabalho e um para terminar. Trabalhar pouco ou demais não é o ideal; os dois extremos são problemáticos.

Assim, marque um horário para começar seu trabalho e para terminar. Avise isso à sua família e peça que eles não o interrompam por qualquer coisa que pode ser comunicada no horário de almoço. A vantagem é que você pode flexibilizar seus horários trabalhando em casa. Tenha apenas o cuidado de lembrar que seus clientes podem não estar em home office e, por isso, estão trabalhando no horário comercial.

Cumpra também os horários de lazer e interação com sua família. Isso também é importante para que eles entendam que não serão preteridos pelo trabalho, mas que terão acesso a você nos horários adequados.

2. Tenha um local de trabalho separado em sua casa

Muita gente pensava que a pandemia não duraria tanto. Por isso, improvisou um lugar de trabalho na sala, na cozinha ou na varanda. Como ja notamos, a pandemia vai ser longa e o isolamento social deverá continuar por mais alguns meses.

Então trate de fazer um espaço mais “permanente” de trabalho. Procure um cômodo mais isolado onde haja uma mesa e cadeira confortáveis – nada de notebook no colo ou sobre o braço do sofá! De preferência o local deve permitir fechar a porta para não ser interrompido. Sala e cozinha não funcionam. São espaços comuns e de circulação. Se não tiver um escritório ou quarto de hóspedes, o melhor lugar será mesmo o seu quarto pessoal. Em último caso, a varanda do apartamento ou uma área externa de sua casa poderão ser mais tranquilos.

3. Utilize ferramentas virtuais

Com o isolamento social tivemos que aprender a usar ferramentas virtuais para nos comunicarmos e armazenarmos informações. Os sistemas de reunião online são as estrelas do momento, como o Zoom, o Google Meeting e outros.

Dê preferência para armazenar seus dados e arquivos na nuvem para que você tenha mais segurança e mais agilidade na hora de acessar por meio de outros dispositivos, especialmente quando as coisas voltarem ao normal. Para armazenamento em nuvem podem ser utilizados o Dropbox, o iClod (para usuários de Apple) e Google Drive.

Há ainda uma série de apps que ajudam na produtividade e organização e na gestão de projetos em equipe, como o Slack, o Trello e o Evernote.

4. Priorize a realização de tarefas

Em home office você tem a vantagem de não ter horário fixo para o trabalho. Isso pode ser uma faca de dois gumes: ou você trabalha além do necessário ou trabalha de menos. Por isso é fundamental trabalhar focado nas tarefas a realizar.

Faça uma lista – logo pela manhã – dos objetivos que precisa atingir no dia, nas tarefas a realizar e nos contatos que precisam ser feitos. Escreva isso e mantenha a lista diante dos olhos. Vá riscando o que já conseguiu fazer e trabalhe focado em eliminar a lista.

Se você tiver disciplina, organização e um pouco de sorte poderá até trabalhar menos horas do que antes.

5. Crie ou mantenha os incentivos e recompensas

Se você é um supervisor de vendas é fundamental que você mantenha as premiações e incentivos de vendas para a sua equipe. Ainda que a economia esteja parada ou andando de lado e a tentação seja de reduzir prêmios e comissões, procure agir na direção oposta: aumente e melhores as premiações! Afinal, será mais difícil vender em tempos de retração da economia.

Se você é um profissional de vendas, estipule pequenos prêmios para si mesmo se conseguir completar tarefas ou fechar negócios. Um tempo extra de lazer, uma cervejinha no final de tarde, um espumante ou vinho, são formas de se auto-premiar diante de uma tarefa realizada com sucesso. Use a criatividade.

Essa “muleta” psicológica ajuda a manter o foco e a motivação quando se trabalha isolado ou em situações onde as distrações podem prejudicar sua produtividade.

Veio para ficar?

Este modelo de vendas remotas e trabalho em home office trouxe uma nova perspectiva para o trabalho. Afinal, é inegável que há uma redução de despesas e, principalmente uma melhor gestão do tempo, sem perda de produtividade com o trabalho remoto. Então, já é certo que muita coisa vai mudar depois da pandemia. Uma delas é o trabalho remoto que certamente passará a ser uma opção, ao menos em alguns dias da semana.

Por isso, vá pensando em criar uma rotina ou processo em sua casa para continuar a vender e trabalhar a distância. Afinal, o mais importante é o resultado, não é mesmo?

Com informações do texto de Júlio Paulillo, em www.vendamais.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *